Cacimba do Ouro

  • 26/06/2024
  • 0 Comentário(s)

Cacimba do Ouro

Localizada no final da rua Franklin Máximo Moreira, juntamente com a cacimba da Prata e do Ferro, a cacimba do Ouro garantiu o abastecimento de água à população até o ano de 1966, momento que foi concluída a hidráulica pela CORSAN.

No início da formação da comunidade de Canguçu, os moradores se abasteciam através de poços no entorno de suas moradias, porém, nem todos obtinham essa possibilidade. Em razão dessa necessidade de água, foram construídas cacimbas em alguns pontos estratégicos.

Cacimba do Ouro antigamente.

Fonte: www.cangucuonline.com.br/noticias/cangucu/rs/cangucuenses/turismo-patrimonial-conheca-5-pontos-para-se-recordar-a-historia-de-cangucu

Cacimba do ouro atualmente.

Fonte: www.cangucuonline.com.br/noticias/cangucu/rs/cangucuenses/turismo-patrimonial-conheca-5-pontos-para-se-recordar-a-historia-de-cangucu

A história política

Entre 1857 até 1897 a administração do município ficava a cargo do poder Legislativo, entretanto, dependia diretamente do Governo da Província. A Câmara era formada por 7 vereadores, sendo que ao presidente competia a administração superior do município.

Em 1889 as Câmaras de Vereadores foram extintas e foram criados Conselhos, eleitos por voto direto e com a figura superior de um Intendente. Os conselheiros tinham função legislativa e era seu dever fiscalizar as ações do intendente.

No ano de 1934, após a realização das eleições, surgiu novamente a Câmara de Vereadores, juntamente com a posse do Prefeito Municipal, o Sr. Conrado Ernani Bento. Nomes como Gentil Goularte da Silveira, Antônio Valente, Luiz Lessa, Walter Prestes e Alteçor Almeida compuseram a primeira Câmara de Vereadores nos moldes atuais do município.

Três anos depois, os municípios perderam sua autonomia, a Câmara foi dissolvida e o Prefeito Municipal teve seu mandato cassado, o poder Executivo ficou a cargo do médico porto-alegrense Dr. Jaime de Faria, o qual permaneceu até 1945, quando a democracia foi restabelecida. Passaram a frente da Prefeitura Municipal o Juiz de Direito Oswaldo Barlém no ano de 1945 a 1948 e o comerciante Victor Marques Porto no ano de 1948 a 1951. No citado ano, o então Prefeito cassado Conrado Ernani Bento, candidato pelo PTB, vence mais uma vez as eleições, assume o Executivo e governa até 1955.

Com algumas participações do PL, o PTB e PSD sempre ganhavam as eleições municipais, os líderes destacados dentro de seus partidos são o Major Conrado Ernani Bento pelo PTB, Waldemar Fonseca pelo PSD, Victor Bachieri pelo UDN e Queca Nunes pelo PL.

No ano de 1964, em razão do movimento militar, foram abolidos todos os partidos, sendo criada a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), que unia forças e sustentava o governo e ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Após o período militar, foram gerados o PT, o PMDB, o PDT, o PSDB, o PTB, o PFL e o PDS.

Referências bibliográficas:

SCHIAVON, Carmem G. Burgert (Organizadora). Anais do seminário regional de história: O município de Canguçu em debate. Universidade Católica de Pelotas: EDUCAT 2003.

QUINTANA, Fernanda. As políticas públicas de conservação e os prédios históricos de Canguçu. 2011. Programa de pós-graduação em artes: especialização em patrimônio cultural – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.

ACANDHIS, Academia Canguçuense de História. A imagem de Nossa Senhora da Conceição da Igreja Matriz de Canguçu. Disponível em: www.acandhis.blogspot.com/search?q=torre

Responsabilidade: Bibiana Mattos, Rádio Cultura.

Sequência amanhã, 27/06.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Ligue 3252-1144

Top 5

top1
1. Se Eu Beber Uma Lata

Pedro Paulo & Alex part. Murilo Huff

top2
2. Vazou na Braquiara

Hugo e Guilherme

top3
3. Paraíso Particular

Gusttavo Lima - Relação Errada Part. Bruno & Marrone

top4
4. Morena

Clayton & Romário

top5
5. Outro Mate

João Luiz Corrêa

Anunciantes