167 anos da Princesa dos Tapes – Como surgiu o município de Canguçu

  • 24/06/2024
  • 0 Comentário(s)

167 anos da Princesa dos Tapes – Como surgiu o município de Canguçu

Contexto Histórico

A história de Canguçu tem início na localidade que hoje conhecemos por Canguçu Velho, pouco antes de 1800, até hoje ainda existem ruínas dos prédios construídos na época, alguns acreditam ser da real feitoria construída por ordem do Rei de Portugal para a produção de duas plantas têxteis, o linho e o cânhamo, outros creem que as ruínas haviam sido utilizadas pelos padres Jesuítas para catequizar e civilizar os índios Tapes, nativos da região, e para outros ainda, as ruínas são restos de moradias de colonizadores açorianos que aqui se instalaram.

O marco inicial do município de Canguçu foi a “Capela Curada Nossa Senhora da Conceição”, que nasceu da necessidade da grande massa de imigrantes que atravessaram o Atlântico e aqui se instalaram e de manter esta devoção mariana à Nossa Senhora da Conceição. Construída através da disputa de terra entre dois sesmeiros da região, o Capitão-mor Paulo Rodrigues Prates e João Francisco Teixeira de Oliveira, que para acabar com a disputa pela posse da terra denominada Rincão do Tamanduá, resolveram atender às necessidades dos antigos moradores e doar este pedaço de terra para a construção de uma pequena capela, em consideração à cultura açoriana e consequentemente a fé católica que predominavam nesta localidade.

Em 26 de dezembro de 1799, 140 moradores enviaram um ofício ao Governador do Rio Grande de São Pedro, para fundarem uma capela na região, pois o trajeto de locomoção até a sua paróquia era muito extenso.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

No ano seguinte, no dia 1° de janeiro foi criada a Capela Curada Nossa Senhora da Conceição e colocada a pedra fundamental, o padre Pedro Rodrigues Tauren foi nomeado o “cura” desta capela, que era filial da Matriz de Rio Grande.

Em 1812 a mesma foi desconectada da Matriz de Rio Grande e assim elevada a “freguesia”, sendo assim a 17° freguesia da Capitania de São Pedro, e o padre Pedro Rodrigues Tauren, se tornou vigário.

No dia 28 de janeiro de 1857 de acordo com a lei n° 340, Canguçu foi elevada a vila, porém, só em 27 de junho de 1857 foi instalada a Vila de Canguçu, assim tornando-se um município com governo próprio, pois antes era governado pela Câmara de Piratini.

Em 1915 iniciou a construção da segunda torre da Igreja, e em 15 de julho de 1917 aconteceu a inauguração, graças ao trabalho da colônia italiana recém-chegada em Canguçu e ao padre Jacob Lorenzeti.

Igreja com uma torre só.

Fonte: www.ahimtb.org.br/cangconstrucoes.htm

Igreja após a reforma.

Fonte: www.ahimtb.org.br/cangconstrucoes.htm

Referências bibliográficas:

SCHIAVON, Carmem G. Burgert (Organizadora). Anais do seminário regional de história: O município de Canguçu em debate. Universidade Católica de Pelotas: EDUCAT 2003.

QUINTANA, Fernanda. As políticas públicas de conservação e os prédios históricos de Canguçu. 2011. Programa de pós-graduação em artes: especialização em patrimônio cultural – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.

ACANDHIS, Academia Canguçuense de História. A imagem de Nossa Senhora da Conceição da Igreja Matriz de Canguçu. Disponível em: www.acandhis.blogspot.com/search?q=torre

Responsabilidade: Bibiana Mattos, Rádio Cultura.

Sequência amanhã, 25/06.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Ligue 3252-1144

Top 5

top1
1. Se Eu Beber Uma Lata

Pedro Paulo & Alex part. Murilo Huff

top2
2. Vazou na Braquiara

Hugo e Guilherme

top3
3. Paraíso Particular

Gusttavo Lima - Relação Errada Part. Bruno & Marrone

top4
4. Morena

Clayton & Romário

top5
5. Outro Mate

João Luiz Corrêa

Anunciantes